NOSSA HISTÓRIA
O grupo de pesquisa Currículo, cultura e diferença desenvolve estudos sobre teoria do currículo, assim como sobre política curricular, amplamente entendida como políticas públicas promulgadas pelo Estado e nas escolas. Opera com inflexão pós-estrutural, dialogando com Stephen Ball, Ernesto Laclau, Chatal Mouffe, Wendy Brown, Judith Butler, Homi Bhabha, bem como com Jacques Derrida. Em termos gerais, a política tem sido entendida como processos de signifiXação que também produzem o contexto em que acontecem. Nesse sentido, os discursos políticos são assumidos, como sugere Brown, como uma normatividade performativa ou uma forma de governo com efeitos imprevisíveis.
Os projetos desenvolvidos recentemente no grupo têm a ver, principalmente, com o fato de que, em 2017, o governo brasileiro ter exarado um currículo nacional obrigatório para também subsidiar testagens centralizadas em todo o país. Em quatro movimentos distintos, o grupo tem:
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mapeado as redes das demandas em ação nesse processo, principalmente preocupadas com o crescimento de demandas conservadoras
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mapeado as redes ao longo das implementações em curso do currículo nacional ocorrendo nos níveis estaduais, especialmente a atuação da edu-business durante esses processos
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refletido sobre os efeitos das políticas educacionais nacionais sobre as subjetividades de alunos e professores
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trabalhado em colaboração com as burocracias estaduais, escolas e professores para produzir políticas públicas localizadas.